sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ALMA DE ARQUITETURA - EDITAIS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Departamento de Artes e Arquitetura.
Professores matutino:
Deusa Boaventura.
Maria Eliana Jubé.
Suzy Simon.
Luis AurélioFontana
Anamaria Diniz
Professores vespertino:
Suzy Simon
Professores noturno:
Suzy Simon
Celina Manso
Luis Aurélio Fontana
Anamaria Diniz

EDITAL 1
TEMA 1: O CONCEITO DE ARQUITETURA E O CAMPO PROFISSIONAL DO ARQUITETO – Modalidade: Seminário - Avaliação: N1a


Data de apresentação em seminário e entrega do trabalho:
Matutino ( turmas AO1, AO2, AO3 e AO4): 24 de Agosto de 2010
Vespertino ( turmas AO1): 24 de Agosto de 2010
Noturno ( turmas CO1, CO2, CO3 e CO4): 21 de Agosto de 2010


Método: leitura; entrevista; interpretação verbal e escrita.
O trabalho será realizado em grupos de até 5 alunos, todos da mesma pauta, e terá como principal objetivo o entendimento do conceito de arquitetura e as diferentes frentes de atuação do arquiteto. Deverá, portanto, ser feito a partir de leitura de textos indicados na bibliografia da disciplina; pesquisa em mídia digital; entrevistas e visitas a escritórios de arquitetura e urbanismo. Conforme a indicação do professor orientador.
Será necessário registrar com imagens estas experiências (fotos) com o intuito de mostrá-las posteriormente no dia do seminário de apresentação, o que será levado em consideração no momento da avaliação do item de participação do aluno na atividade.


Entrega e apresentação do trabalho:
1. O grupo se organizará, segundo as orientações dos professores, para expor oralmente as informações obtidas à classe.
2. Entrega individual de um texto manuscrito que fale sobre o conceito de arquitetura e as áreas de atuação do arquiteto.


Formato:
Normas para a formatação do texto: letra 12 (Arial), espaçamento 1,5, A4.
O texto deve conter as seguintes informações: nome da universidade, departamento, nome da disciplina, nome dos alunos, do orientador, número da turma, título do trabalho e data de entrega.


Agenda:
Os professores agendarão as entrevistas segundo as disponibilidades dos entrevistados, portanto os alunos deverão adaptar-se às condições programadas.
Professores matutino: (Agendar entrevista para dia 18 a 21)
Professores vespertino: (Agendar entrevista para dia 18 a 21)
Professores noturno: (Agendar entrevista para dia 19 ou 20)


Questões sugeridas:
1- O que é arquitetura para você...
2- Você domina uma especialidade... qual...
3- Qual é seu processo de projeto...
4- Você trabalha com outros arquitetos...
5- Você trabalha com profissionais de outras áreas... quais...
6- Como você organiza seu escritório... ou será ateliê... qual a diferença...
7- Você cursou uma pós-graduação... porquê...
8- Como é seu relacionamento com o seu cliente...
9- Tem algo que você gostaria de falar... algum conselho... alerta...
10- Sabendo o que sabe, se pudesse voltar no tempo, você escolheria essa profissão novamente...
11- Posso te fotografar para postar no nosso blog...



EDITAL 2

TEMA 2 – O ARQUITETO E SUA OBRA – ESTUDO DE CASO E BIOGRAFIA PROFISSIONAL –  Avaliação N1b


DATA DA ENTREGA E APRESENTAÇÃO:
21 DE SETEMBRO AO1 , A02, A03, A04 e A05
21 DE SETEMBRO BO1, B02
15 DE SETEMBRO CO1, C02, 0C3 e C04


O trabalho a ser realizado compõe-se de duas partes:
PARTE 1 – BIOGRAFIA PROFISSIONAL de um arquiteto a ser indicado pelo professor, será desenvolvido em grupo de até 3 componentes, sendo todos da mesma turma.
PARTE 2 – ESTUDO DE CASO de um projeto do arquiteto estudado, a ser indicado pelo professor. A PARTE 2 será desenvolvida individualmente.


O formato de apresentação será em pranchas tamanho A3, onde deverão constar textos, desenhos e fotos que sintetizem a pesquisa e os estudos realizados. Além das pranchas o aluno apresentará uma maquete física que simbolize a produção do arquiteto pesquisado.


A entrega do trabalho deverá ocorrer nos primeiros 15 minutos da aula.


O trabalho será apresentado pelos grupos em no máximo 15 minutos, na sequência a ser estabelecida pelos professores. Não será permitido apresentação de vídeo.
O grupo deverá entregar também um CD contendo as pranchas com a BIOGRAFIA PROFISSIONAL e os três ESTUDOS DE CASO e fotografias das maquetes.


Todas as apresentações deverão ser assistidas pelos demais grupos, cuja participação é parte integrante da avaliação.


O trabalho deverá seguir o seguinte roteiro metodológico:
1- O AUTOR
1.1- Delimitar em, aproximadamente, 20 linhas a biografia do arquiteto;
1.2- Citar seu(s) campo(s) de atuação e exemplificar com imagens sua produção;
1.3- Citar pelo menos três características fundamentais de sua produção;
1.4- Citar as fontes pesquisadas de acordo com as normas;
2- A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM O ENTORNO
2.1- Contexto do projeto (texto e desenho)
2.2- Lugar (texto e foto)
2.3- Acessos (texto e desenhos)
2.4- Relação espaço público x espaço privado: interno/transição/externo (texto e desenho)
2.5- Volumetria – forma (texto, foto, desenho)
2.6- Relações volumétricas com o entorno (texto e desenho)
3- O PROJETO DO EDIFÍCIO
3.1- Programa (texto)
3.2- Setorização do programa (texto e desenho)
3.3- Fluxos internos – horizontal e vertical (textos e desenhos)
3.4- Possibilidades visuais internas (texto, foto e desenho)
3.5- Estrutura (texto e desenho)
3.6- Cobertura (texto e desenho)
3.7- Composição de fachadas (texto e desenho)
3.8- Apreciação tecnológica (texto, e desenho)
4- O PROJETO DO ESPAÇO EXTERNO
4.1- Programa (texto)
4.2- Setorização do programa (texto e desenho)
4.3- Fluxos (texto e desenhos)
4.4- Possibilidades visuais (texto, foto e desenho)
4.5- Composição (texto e desenho)
4.6- Apreciação tecnológica (texto e desenho)
4.7- Diálogo entre o edifício e o espaço externo (texto, foto e desenho)


A avaliação, de 0 a 10, seguirá os seguintes critérios:
-organização dos painéis; o que inclui: criatividade, beleza, tamanho. (0,5 ponto)
-organização das informações no painel: percurso de leitura, contraste, visibilidade do texto e das imagens. (0,5 ponto)
-se foram contempladas as questões propostas - conteúdo. (6 pontos)
-a maquete: criatividade e capricho na execução. (1 ponto)
-apresentação oral do grupo. (1 ponto)
- processo. (1 ponto)

LISTA DE ARQUITETOS SELECIONADOS POR PROFESSOR

LANA: A01
Enric Miralles e Benedetta Tagliabue – Espanhol / Italiana
Jacques Herzog & Pierre DeMeuron – Suiça
Isay Weinfeld – Brasileiro
Lina Bo Bardi – Italiana / Brasileira
Santiago Calatrava – Espanhol

SUZY: A03
Norman Foster – Inglês
Jesus Cheregati - Brasileiro
Richard Rogers – Britânico
Richard Meier – Americano
Helmut Jahn – Alemão / Americano

SUZY: B01
Tadao Ando – Japonês
Daniel Libeskind – Polonês
Fernando Simon – Brasileiro
Bernard Tschumi – Suíço
Renzo Piano – Italiano

SUZY: C01
Pei Zhu – Chinês
Oscar Niemeyer - Brasileiro
Kisho Kurokawa – Japonês
Jean Nouvel – Francês
NOX – Holandês

CELINA: C02
Arata Isozaki – Japonês
Christian de Portzamparc – Francês
Alejandro Aravena –
Rafael Vinoly – Argentino
Cesar Pelli - Argentino

LUIS AURÉLIO: A03
Mario Botta – Suíça
Rem Koolhaas – Holandês
Ricardo Legorreta – Mexicano
Toyo Ito – Japonês
Zaha Hadid – Iraquiana

LUIS AURÉLIO: C03
Frank Gehry – Americano
Frank Lloyd Wright – Americano
Rosa Grená Kliass
I.M. Pei – Americano/Chinês
Botin Ruben -

ANAMARIA: A05
Antonio Gaudi - Espanhol
Archigram - Inglês
Carlos Bratke – Brasileiro
Indio da Costa – Brasileiro
João Filgueiras Lima – Brasileiro

ANAMARIA: C04
Paulo Mendes da Rocha – Brasileiro
Ruy Ohtake – Brasileiro
Le Corbusier – Suíço
Marcos Queiroz – Brasileiro
Marion Griffin - Inglêsa

DEUSA: A01
Angelo Bucci – Brasileiro
Álvaro Puntoni – Brasileiro
Álvaro Siza – Português
Eladio Dieste – Uruguaio
Marcio Kogan – Brasileiro

EDITAL 3



TEMA 3: PAISAGEM URBANA – O ARTEFATO E O LUGAR – PESQUISA E ANÁLISE - O trabalho consiste na pesquisa localizada da Paisagem Urbana partindo de um lugar pré determinado. N2a

                 Objetivo: Introduzir as questões relativas à paisagem urbana, seus elementos e sua estrutura, além da iniciação do conhecimento e experimentação de diferentes categorias de análise – morfologia, percepção e análise visual.


Método: pesquisa bibliográfica, levantamento físico por meio de fotografia, mapeamento dos objetos componentes da paisagem, textos, desenhos e modelagem. Investigação da cidade, fragmentos urbanos e seus elementos por meio de exercícios de percepção do ambiente construído, exercícios de representação e modelagem. Estudo do objeto arquitetônico e seu contexto – a leitura arquitetônica (linguagem, escala, proporção).


LOCAIS ESCOLHIDOS: Os locais de estudo foram determinados em função de um edifício de referência:
PÇ BANDEIRANTE - Profª Celina Manso/noturno - Profª Deusa Boaventura/matutino
TEATRO GOIÂNIA - Profª Anamaria Diniz/noturno e matutino
AUGUSTUS HOTEL - Prof. Luis Aurélio Fontana/noturno e matutino
LICEU DE GOIÂNIA - Profª Suzy Simon/noturno, matutino e vespertino 
CATEDRAL - Profª Maria Eliana Jubé/matutino


O trabalho a ser realizado compõe-se de duas partes:
PARTE 1 – CONCEITUAÇÃO DO TEMA E HISTÓRIA DO LUGAR, sendo 1) a Conceituação do Tema uma abordagem referente ao processo de urbanização e a formação da paisagem urbana em um contexto genérico, utilizando estudos de caso como exemplos referenciais; e 2) a História do Lugar referente a área central da cidade de Goiânia, do edifício de referência e do seu espaço urbano envolvente.
As ilustrações da parte 1 poderão ser reproduções fotográficas de época, desenhos recolhidos em fontes bibliográficas, e registros fotográficos do autor do trabalho. Poderão ser utilizados croquis e desenho de observação.
A PARTE 1 será desenvolvida individualmente e deverá compor um caderno tamanho A3.


PARTE 2 – LEITURAS GRÁFICAS DE LEVANTAMENTO DE CAMPO E TEXTOS DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICO, sendo 1) as Leituras Gráficas de Levantamento de Campo os desenhos representativos da realidade investigada confeccionados pelo aluno, 2) Textos de Análise e Diagnóstico as apreciações e conclusões sobre a situação arquitetônica do lugar estudado, e 3) Maquete volumétrica física do local estudado.
A PARTE 2 poderá ser desenvolvida em equipe de até 3 alunos, da mesma turma, porém a entrega será individual. Isto significa que os levantamentos e estudos poderão ser desenvolvidos em equipe, mas os desenhos e os textos serão pessoais, assim como a apresentação do trabalho. A Maquete poderá ser uma para o grupo.
O formato estabelecido para as pranchas é o A2.


DATA DA ENTREGA E APRESENTAÇÃO DA CONCEITUAÇÃO DO TEMA E HISTÓRIA DO LUGAR – N2a1:
26 DE OUTUBRO AO1 , A02, A03, A04 e A05
26 DE OUTUBRO BO1, B02
09 de OUTUBRO CO1, C02, 0C3 e C04


DATA DA APRESENTAÇÃO E ENTREGA DAS LEITURAS GRÁFICAS DE LEVANTAMENTO DE CAMPO E TEXTOS DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICO – N2a2
12 DE NOVEMBRO AO1 , A02, A03, A04 e A05
12 DE NOVEMBRO BO1, B02
30 de OUTUBRO CO1, C02, 0C3 e C04


A entrega do trabalho deverá ocorrer nos primeiros 15 minutos da aula.
O trabalho será apresentado pelos grupos em no máximo 15 minutos, na sequência a ser estabelecida pelos professores. Não será permitida apresentação de vídeo.
O grupo deverá entregar também um CD contendo as pranchas com as etapas 1 e 2 e fotografias das maquetes.
Todas as apresentações deverão ser assistidas pelos demais grupos, cuja participação é parte integrante da avaliação


Critério de avaliação, de 0 a 10:
A) – Respeito aos prazos determinados no cronograma da disciplina
B) - Qualidade da apresentação dos trabalhos solicitados
C) – Conteúdo da representação gráfica dos trabalhos solicitados
D) – Conteúdo dos dados dos textos apresentados
E) – Participação nas atividades propostas nas aulas
F) – Resultado final do trabalho apresentado.


Bom trabalho!

Um comentário:

  1. É muito importante este trabalho que vocês estão desenvolvendo com nós alunos, eu por exemplo, fui saber mesmo o que realmente é o curso de arquitetura depois de estar dentro da universidade e felizmente estou gostando muito do que estou descobrindo,é um curso apaixonante.

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