segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ARQUITETOS EM GOIÂNIA

ANTONIO LÚCIO FERRARI PINHEIRO
Fundador da Escola de Arquitetura Prof. Edgar Albuquerque Graeff da UCG, atual PUC GOIÁS.
Visita realizada em Agosto/2010
"Arquitetura é tudo!"
Alunos do Projeto 1 em seu ateliê, aprendendo com o veterano professor de todos nós!
Obrigado prof. Antonio Lúcio! Sentimos falta de sua sábia presença!

O reconhecimento de seu trabalho nesta simples homenagem.

O arquiteto Antonio Lúcio é proprietário da maior e melhor biblioteca de arquitetura da cidade.
"A maquete é importante..."

Assim, os alunos começaram muito bem a jornada em busca do conhecimento nesses intrincados caminhos da disciplina Arquitetura.

ANA PAULA PASCOAL
Visita realizada em Agosto/2010
Arquiteta entrevistada por Bianca, Keroly, Marina, Nayara e Rodolfo

A arquiteta Ana Paula especializou-se em arquitetura de interiores.

SIMONE BORGES CAMARGO DE OLIVEIRA
Visita realizada em Agosto/2010
 Entrevista de Ancelmo, Elisângela, Fernanda, Juliana e Roxane

A arquiteta Simone é pós-graduada em Filosofia pela PUC Goiás (1997) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás (1990). Especialista em Cultura Memória e Linguagem pela PUC Goiás (1998). É professora convidada do Departamento de Arquitetura da PUC Goiás nos cursos de Arquitetura e Design, desde 1999. Atua a 20 anos.

O que é arquitetura pra você?
“Existem dois tipos de arquitetura, arquitetura espetáculo, feita por arquitetos famosos, e arquitetura lugar. Arquitetura se faz com metodologia, tem que atender a vontade do homem. Não é simplesmente um edifício, é a cidade. O edifício tem que ser pensado com a cidade e com as pessoas. Deve-se respeitar a cidade e as pessoas”

O que não é arquitetura pra você?
“É o que não tem metodologia, o que não trabalha com sustentabilidade, o que não está de acordo com as leis. O arquiteto não pode pensar apenas em sua obra. Arquitetura não é um luxo, a cidade não é só pra quem tem dinheiro, o homem tem que ser considerado como fundamento”

Você domina uma especialidade? Qual?
“Fiz a especialização em Estética Pura, tendo como objeto completo o belo, o belo pertence ao homem. O belo não significa especificamente a beleza. Minha especialidade são todas as áreas, trabalho com todos os tipos de empreendimentos, mas trabalho muito com Marketing ergonômica em arquitetura (imóveis comerciais, modifico empresas pensando no que pode beneficiá-las)”

Qual é seu processo de projeto?
“É igual ao método da faculdade. Faço o programa de necessidades, sendo uma das fases mais minuciosas. Visito as casas ou apartamentos que já existem ou áreas onde serão edificadas as obras, observando vários fatores como: topografia, legislação, normas técnicas, etc. Em seguida faço um estudo preliminar com maquete eletrônica, mostro ao cliente, e, se aprovado, ele assina. Concluindo com o anteprojeto executivo”

Tem alguma obra preferida? Alguma com a sua “cara”?
“Nenhuma obra é preferida, todas são. E não possuo nenhum projeto com a minha cara. A investigação é feita com o cliente para atender as necessidades dele. Essa investigação é importante pra entender como são as pessoas”

Como é seu relacionamento com seu cliente?
“Eu aprendi a ouvir meu cliente. Um bom arquiteto é um bom ouvinte. Temos que respeitar as pessoas”

Sabendo o que sabe, se pudesse voltar no tempo, você escolheria outra profissão?
“Nunca escolheria outra profissão. Amo arquitetura, está no meu sangue. É uma enorme satisfação ver um projeto seu se concretizar. Só que talvez faria de forma diferente, talvez não seria aqui, ou talvez fizesse outras especializações”

Tem algo que você gostaria de falar? Algum conselho? Alerta?
“Estudar muito sempre! Ser um bom ouvinte, menos arrogante, fazer um excelente curso de arquitetura, aproveitar as oportunidades, praticar, ser um bom observador. Quando sair da faculdade continuar estudando. O arquiteto tem que enxergar o mundo, estar atento, saber de tudo, dominar software e o mais importante planejar a carreira

EVA EL ZEIN
Visita realizada em Agosto/2010
Entrevistadores: Eloáh, Juliana, Jean, Gustavo e Vanessa

Sabendo o que sabe, se pudesse voltar no tempo, você escolheria essa profissão novamente?
O que eu quero dizer pra vocês é o seguinte essa profissão
é mais ou menos um sacerdócio eu ate falei na hora que
vocês chegaram, são os novos sofredores porque realmente
é um curso pesado, precisa de bastante dedicação, mais se
vocês gostam o caminho esta certo, é um curso maravilhoso.
Eu tenho um filho formado em arquitetura, é isso ai vai em
frente batalhando . O curso de arquitetura só tinha na UCG,
mas o mercado de trabalho tem espaço pra todo mundo, você sendo
um bom profissional... Esses dias eu estava até comentando com
meus filhos, a gente não sabe o que é um final de semana, um sábado,
domingo, noite, porque projeto não acaba, sempre vai ter, não é igual
uma loja e vai pra casa dormi, se eu quiser trabalhar 24 horas eu vou
ter projeto pra fazer 24 horas, quando não to trabalhando nos finais de
semana é porque to fazendo de conta que não tenho nada pra fazer, é
como se fosse um medico, é um sacerdócio, a vida toda assim.


Você cursou uma pós-graduação? Por que?
Não cursei, tá fazendo agora em Dezembro, 31 anos de formatura,formei em 1979, eu era funcionaria pública e até então trabalhava na área de secretaria de obras do estado, que já teve vários nomes ,hoje é a AGETOP, então habilitei muito tempo nessa área publica, então já fui como arquiteta alguns projetos como chefe de departamento , cheguei a ser ate diretora de projetos, a gente fica trabalhando com muita burocracia. Uma boa parte desse meu período profissional eu vivi muito na área pública de obras, como : ginásio de esporte, hospitais, escolas, então toda essa parte, tanto da parte de projeto, eu passei a ser chefe na parte de fiscalização, na verdade eu não me especializei.

Como é o seu relacionamento com seus clientes?
Muito bom, na verdade meus clientes e eu temos uma convivência boa, hoje o meio de comunicação facilita muito, até mesmo quando a empresa é grande, eu vou mostro o projeto na empresa. Eu tenho feito alguns projetos pra fora de Goiás, o Hotel Plaza Inn é um projeto meu, participei junto com as colegas de trabalho, mas eu que elaborei o projeto, eu montei o hotel, todos os móveis, os utensílios... esse hotel, é de uma rede internacional que administrar, que é a rede Atlântica, então atualmente eu estou tendo alguns hotéis na baixada Fluminense da rede Atlântica, tenho vários projetos para ela assim muito online mesmo, eu vivi essa fase da prancheta do desenho, demorou admitir trabalhar no auto CAD.


WESLEY LIMA
Visita realizada em Agosto/2010
Entrevistadores: Eloáh, Juliana, Jean, Gustavo e Vanessa
 
O que é arquitetura pra você?
Como profissional, é a realizaç!ao de um sonho que eu tenho desde criança, a solução de problemas que possam existir. É pegar o sonho do cliente e torná-lo útil. Pra mim é fazer o meu cliente feliz

Qual é o seu processo de projeto?
Sentar, trabalhar e riscar... mas o primeiro passo é o contato com o cliente, depois é criar, as vezes o projeto flui, mas outros não. Não tem um processo, é sentar e trabalhar. Sempre há alterações a serem feitas. A nossa linguagem é o desenho, e a inspiração vem depois que você começa.


Tem algo que você gostaria de falar? Algum conselho ou alerta?
Primeiro, eu entrei e não levei meu curso a sério, brinquei, parei varias vezes, e hoje eu vejo meus amigos lá na frente. Então, se eu tivesse vê formado antes, eu estaria lá na frente, com um nome feito, hoje eu me arrependo. Estágio! Estágio é muito importante... não deixem de ter contato com profissionais, pra ter uma noção técnica, e aprender a vender a sua idéia, estágio em lojas... em escritório você fica mais preso. Façam estágio em diferentes áreas. Mas entrem no mercado o mais cedo possível, mostrem suas caras. O profissional é que faz o seu espaço! O mercado só vai te absorver quando você for feliz com o que faz.

JESUS CHEREGATI
Visita realizada em Agosto/2010

‘ Arquitetura: mistura da arte com a tecnica. ’
‘ Amo meu trabalho e o realizo com amor. Isso chama-se: profissionalismo. ’


‘ Além da Arquitetura, sou apaixonado por Artes Plasticas. Adoro pintar quadros. O meu primeiro foi uma reproduçao de Picasso, realizada quando tinha 13 anos de idade. ’

Trabalhos atuais


‘ Minha casa- meu ambiente de trabalho. ’
* Tem algo que voce gostaria de nos falar? Algum conselho que queira nos dar?
 Estudem, porque o futuro de voces depende do agora. Procurem captar todas os conhecimentos e informacões possíveis. Leiam bastante, vão a museus, exposicões, assistam a palestras, pesquisem e se interessem pelo que estaão fazendo. Se voces perceberem que não estão gostando, não estão se adaptando bem ao curso, as materias, ou não é o que voces querem, saia do curso (ainda e cedo) e procure outra curso, com o qual se identifique melhor.

Para se tornar um bom profissional voce tem que fazer o que gosta e tem que gostar do que faz; fazer com amor, bem feito, entao... e isso, agora e hora de escolher a coisa certa, de decidir quem vai ser de verdade.
Outro conselho que tenho a voces é o seguinte: quando o curso acabar e voces se formarem, chame um(a) amigo(a) e unam-se pra abrir o negócio de voces. As vezes, quando o curso acaba muitos de voces ficam perdidos, assim, com medo, se sentem inseguros, então ter alguem pra dividir isso acaba apagando esse sentimento e te ajuda a ter mais forca e vontade. É bom.

Entrevista de Bruna, Aline, Thais e Ana Angelica

Nenhum comentário:

Postar um comentário